Um dos seus grandes sonhos é abrir um negócio próprio? Então, saiba que este conteúdo pode te ajudar bastante! É que nós vamos falar sobre microfranquias.
Sim, isso mesmo… Ao invés de começar um projeto do zero, é possível explorar uma marca já consolidada e, claro, ter sucesso com isso.
Ainda assim, parece uma proposta muito distante? Calma, pois tudo vai ficar muito mais claro para você!
A seguir, nós vamos falar principalmente sobre:
o que é uma microfranquia e uma franquia (suas diferenças);
melhores opções de microfranquias para abrir;
como começar a sua microfranquia;
vantagens de ter uma microfranquia.
Ou seja, este conteúdo é um guia rápido sobre como abrir e prosperar com uma microfranquia. Muito interessante, não é mesmo?
Continue por aqui e aproveite as dicas!
O Kumon é uma microfranquia, ou seja, demanda baixo custo inicial.
Saiba mais sobre esse tipo de negócio!
Leia também:
Qual a diferença entre uma microfranquia e uma franquia comum?
A diferença, entre microfranquia e franquia comum, é o valor de investimento inicial — isso de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF).
Se você necessita de até R$ 135 mil, o seu negócio fica enquadrado em microfranquia. Mas, afinal, quais custos colocar na ponta do lápis?
O valor de R$ 135 mil precisa ser suficiente para arcar com:
taxa de franquia;
capital para instalação;
capital de giro.
Também vale ressaltar que micro e pequenas empresas têm se tornado ainda mais comuns.
Para se ter uma ideia, só nos quatro primeiros meses de 2022, o Brasil teve mais de 1,3 milhão de aberturas de empresas — muitas delas em modelo de microempreendimento.
Muitos especialistas em negócios e finanças afirmam o seguinte: o crescimento de microempreendedores se deve à falta de oferta de empregos.
Diante da escassez de oportunidades como empregado, muita gente enxerga, no empreendedorismo, uma nova chance.
Esse também pode ser o seu recomeço!
Opções de microfranquias: quais mais se destacaram atualmente?
Como você viu, no tópico anterior, pequenos negócios têm ganhado cada vez mais espaço no Brasil.
Agora, fica uma questão crucial: em qual dos tipos de microfranquias é válido investir? A boa notícia é que existem vários segmentos promissores.
Veja só alguns exemplos ligados a microfranquias de sucesso, em várias partes do território nacional:
alimentação;
casa e construção;
educação;
comunicação;
lazer;
turismo;
moda.
No que se atentar antes de abrir uma microfranquia?
Lá, no início do texto, nós falamos que é muito mais vantajoso explorar uma marca já consolidada. Lembra?
Pois bem! Mas, isso não significa que você não precise prestar atenção a outros aspectos.
A abertura de uma microfranquia, assim como qualquer outro tipo de negócio, demanda muitos cuidados.
Mas, afinal, o que fazer? Confira no que você precisa se atentar:
Compatibilidade do negócio ao seu perfil
O primeiro passo é avaliar: o quanto determinada microfranquia tem a ver com o seu próprio perfil?
O verdadeiro sucesso, em qualquer empreendedorismo, não depende só de recursos financeiros.
A prosperidade também é fruto da sua dedicação...
Então, é fundamental que você realmente goste de determinada microfranquia, só assim terá entusiasmo para trabalhar e alcançar bons resultados.
Então, antes de tudo, pare e pense: quais são seus principais interesses? Você gosta de moda? Culinária? Educação? Costura? Elenque o que te dá satisfação!
Localização da microfranquia
Outra tarefa é escolher um ponto comercial para a sua microfranquia. É claro que o ideal é usar uma localização estratégica.
Por exemplo: que tenha bastante fluxo de pessoas. Além disso, que seja de fácil acesso (de ônibus, carro, enfim).
E, claro, veja se o preço do aluguel (ponto comercial) é viável para você pagar!
Saúde financeira da rede de microfranquia
O terceiro passo é avaliar a saúde financeira da microfranquia em que você tem interesse.
Veja o quanto ela fatura por mês, semestre e ano. Além disso, o quanto esse negócio pode ser seguro a longo prazo.
Por exemplo, daqui a 10 anos, ele ainda será interessante? Sempre pode ter clientes interessados nele?
E em uma eventual crise, como em uma pandemia, haveria caminhos para driblar os problemas?
É claro que ninguém começa um novo negócio pensando em crise. Mas, deixar de pensar, não torna os obstáculos inexistentes.
É preciso colocar tudo na ponta do lápis, até para você poder saber como agir, em caso de desafios maiores!
Situação das suas finanças
Bom, o sucesso de uma microfranquia depende 100% da sua situação financeira.
Depois de escolher um segmento e, até mesmo, uma microempresa especificamente, avalie o quanto você consegue arcar com o investimento.
Caso não tenha todo o dinheiro disponível por conta, ainda, dá para avaliar empréstimos de banco.
Além disso, o governo federal tem algumas linhas de crédito, para incentivar o microempreendedorismo.
Assista no vídeo abaixo ótimas dicas do Sebrae sobre no outros pontos sobre as microfranquias:
Microfranquias de sucesso: quais são as maiores atualmente?
Nós falamos sobre alguns segmentos de pequenas franquias para investir. Vamos ver, abaixo, alguns nomes específicos.
Todas as marcas têm grande sucesso, isso em muitas cidades e estados do Brasil.
Confira quais são essas opções de microfranquias:
Pit Stop Skol (venda de bebidas geladas);
Kumon (educação);
Acquio (startup financeira);
Ceopag (startup de finanças);
Ceofood (startup de delivery de comida).
Observação: esses dados são de acordo com pesquisas da ABF.
Vantagens de uma microfranquia
Ainda na dúvida se realmente investe ou não em microfranquia? Que tal ver todos os benefícios de uma só vez?
Nós podemos afirmar, com toda a certeza, que há, sim, pontos interessantes para entrar nesse campo.
A seguir, estão três benefícios:
Baixo investimento inicial
Recapitulando: a média de investimento, para abrir uma microfranquia, no Brasil, é de R$ 44 mil a R$ 54 mil.
Ou seja, algo considerado baixo, se comparado à abertura de uma empresa, por exemplo. Outro lembrete é que, naquele orçamento, precisa caber:
taxa de franquia;
capital para instalação;
capital de giro.
Tudo isso representa o pontapé inicial financeiro, ok?
Modelo de negócio pronto
Quando você abre uma microempresa (marca nova no mercado) é preciso pensar além.
Mas, como assim?
Fora toda a demanda com: taxa de franquia, capital de giro, ponto comercial, etc., ainda tem a identidade e validação da marca para o público.
Nesse caso, então, você precisaria definir: nome da marca, logotipo, objetivos, tipo de comunicação, dentre outros pontos.
Já com um modelo de negócio pronto, tudo fica mais fácil. Afinal, a marca já foi desenvolvida e já é conhecida pelo público.
O seu trabalho é o de atender às determinações da marca já pronta, entende?
Auxílio na divulgação da microfranquia
Dando continuidade ao subtópico anterior…
Quando você escolhe uma microfranquia que já tem público, resta mostrar, para as pessoas, que elas podem contar com um apoio por perto.
Por exemplo: “o Kumon, melhor método de ensino do Brasil, agora, está mais perto da sua casa”.
Não tem tanto trabalho de convencimento de que a marca é válida. Ou seja, para muitas pessoas, não é preciso explicar o que é o Kumon, seu propósito, etc., porque, justamente, elas já conhecem o Kumon.
O foco é deixar explícito que você está oferecendo as soluções do método Kumon para determinada região… Que está ali para ajudar o público interessado em educação.
Quem está aderindo às microfranquias no Brasil?
Quem tem escolhido as microfranquias, no Brasil, são tanto homens quanto mulheres.
Mais especificamente, pessoas que viram falta de oportunidades (para suas formações), no mercado de trabalho.
Além disso, quem tem interesse em trabalhar de casa, também se volta às microfranquias. Afinal, muitos tipos de microempresas permitem o home office mesmo.
E, vamos combinar, poder trabalhar com mais liberdade de horário e localização é perfeito, hein?!
Isso faz muita diferença na qualidade de vida e, mais do que isso, te dá mais oportunidade de focar em outros campos da sua vida!
Segmentos de microfranquias interessantes para investir em 2023
Por fim, mas não menos importante, que tal conhecer quais são as ideias promissoras para 2023?
Se ainda, neste ano, você não conseguir abrir a sua microfranquia, não se desespere! Em 2023, muitos modelos de negócio também podem brilhar.
Veja no que vale a pensa investir:
Educação
Educação é um tipo de investimento que sempre vale a pena. Isso, ainda mais, se for de crianças e adolescentes.
Afinal, pense: a formação básica é indispensável, independentemente de qualquer coisa. Já para ganhar destaque nessa área de atuação, fica a dica do Kumon.
Os métodos de ensino — para Português, Japonês, Inglês e Matemática — focam no autodidatismo e no respeito ao tempo de aprendizagem de cada aluno.
Sem dúvidas, é uma forma de contribuir para novos cidadãos muito mais independentes e preparados para o mundo!
Intercâmbio e viagens
Depois de dois anos vivendo medidas mais restritivas — por conta da Covid-19 —, o que as pessoas tanto desejam, agora, é sair…
E sair para passear, viajar e conhecer novas culturas. Diante disso, o setor de intercâmbio e viagens só tende a melhorar, nos próximos anos.
É uma ótima oportunidade para quem, por exemplo, sempre quis ter sua agência de turismo ou sua micro franquia escola de idiomas.
Moda
A moda é mais um nicho promissor para se investir.
De acordo com informações do Sebrae, a partir de 2022, roupas e acessórios inclusivos, sustentáveis e feitos, a partir de estudos com tecnologia, tendem a crescer.
Por exemplo, peças para pessoas com deficiência já estão em alta. Outra preocupação é diminuir os impactos causados no meio ambiente.
A Gucci, grife de luxo, já aposta em meios de produção que utilizam fontes de energia limpas e renováveis. É um grande exemplo, sem dúvidas!
Já sobre a tecnologia, ela é crucial para as marcas coletarem dados de clientes e, depois, criarem coleções de roupas mais assertivas.
Saúde, Beleza e Bem-estar
O setor de saúde, beleza e bem-estar sempre foi muito importante. Afinal, todo mundo deseja viver bem por longos anos ainda.
Só que, desde o começo da pandemia, algumas preocupações e desejos se intensificaram. Por exemplo, as pessoas passaram a se preocupar mais com a própria saúde.
O que isso significa? Uma ótima oportunidade para investir em microfranquias ligadas à saúde e bem-estar!
Conclusão
Viu só como não faltam ideias para investir em microfranquias?
Lembrando que esse modelo de negócio é caracterizado, sobretudo, pelo baixo investimento inicial (até R$ 105 mil).
A verba precisa ser o suficiente para você arcar com:
taxa de franquia;
capital para instalação;
capital de giro.
Além disso, lembre-se de que, antes de abrir a sua microfranquia, é importante estar atento a outros pontos. São eles:
escolha de um negócio que tenha a ver com seu perfil;
seleção do ponto de localização ideal;
análise da saúde financeira da microfranquia em vista;
preparo financeiro seu.
Mais uma vez, fica aqui a dica da microfranquia do Kumon. Afinal, a educação de crianças e adolescentes é um cuidado básico, indispensável.
Ou seja, você pode conseguir muitos clientes. De quebra, ainda, vai contribuir para a formação de ótimos cidadãos a um futuro melhor.
Aproveite essas chances!