Estudar todos os dias serve de combustível para o cérebro

01/03/2019
Kumon Brasil Kumon
Compartilhe:

No Kumon, os alunos descobrem a importância de estudar todos os dias. Esse hábito, além de facilitar a assimilação do conteúdo, faz com que a criança goste de aprender. Assim, ela estará sempre com as tarefas em dia e desejará buscar o conhecimento por conta própria.


Como incentivar bons hábitos de estudo?

É essencial que os pais acompanhem esse processo, para que possam orientar o desenvolvimento dos filhos. A seguir, montamos uma lista com sugestões que podem ajudar os pequenos a terem um aprendizado tranquilo e gradual. Confira!

Fazer a lição de casa

É fundamental incentivar a criança a fazer as lições de casa no prazo, sem deixar para depois. Peça para ela realizar as tarefas sempre no mesmo cômodo, que deve ser iluminado, organizado, longe de distrações, como televisão e celular. Isso cria uma rotina e torna o ambiente propício para o estudo.

Aproveitar as aulas e os momentos na unidade

Mais do que apenas compreender os conteúdos, os pequenos devem participar da própria aprendizagem. Logo, é essencial que os pais os estimulem a prestar atenção nas aulas, anotar os tópicos principais e tirar todas as dúvidas, conversando com os professores, na escola, e com os orientadores, na unidade.

Leitura, muita leitura!

Ler livros, jornais e revistas aprimora a escrita, a compreensão de textos, o vocabulário, a formação pessoal e cultural dos seus filhos. Um bom jeito de incentivar esse hábito é sendo o exemplo, ou seja, lendo com as crianças.

Revisar

Para que os pequenos memorizem com facilidade os tópicos aprendidos, eles devem estar sempre em contato com o conteúdo. Por isso, estimule seus filhos a realizarem exercícios, testes e simulados que abordem temas que eles já dominam e os levem a perceber pontos que precisam ser melhorados.

Sem exageros...

O apoio dos pais é primordial para que a criança desenvolva uma relação saudável com o ato de aprender. Por isso, nunca desmotive os pequenos. Não peça para eles estudarem além do ponto nem os proíba de brincar e passear. Respeitar o ritmo de seus filhos e incentivar a diversão são atitudes que contribuem para relaxar e ter novas experiências.

O que você achou das nossas sugestões? O método Kumon ajuda cada aluno a descobrir seu potencial máximo. Acesse nosso site e encontre a unidade mais próxima de você!




Artigos relacionados

Receba conteúdos exclusivos do Kumon
Aceita receber informações do Kumon?
Política de privacidade