8 fatores que mostram a importância do Português no cotidiano

18/11/2019
Compartilhe:

A linguagem humaniza o homem. Por meio dela, os seres humanos expressam sentimentos, constroem pensamentos, interagem com o ambiente e com outros indivíduos. 

Dominar o código linguístico é fundamental para a execução de tarefas rotineiras e para ter um bom aproveitamento no mundo acadêmico e profissional. 


Responda nosso Quiz de Português e saiba como estão os seus conhecimentos sobre a língua portuguesa! 

8 itens que indicam a relevância da língua portuguesa no dia a dia


 1. Expressão oral

A comunicação oral é a base das relações com outras pessoas. Logo, é essencial para a vida em sociedade. Falar de forma clara e objetiva permite elaborar argumentos e expor opiniões.

2. Leitura

A leitura é necessária para a maioria das atividades cotidianas. Boa parte das informações utilizadas no dia a dia é transmitida por meio da escrita. Portanto, saber formar palavras se torna indispensável.

3. Escrita

A escrita é exigida na escola, no vestibular e no mercado de trabalho. Essa competência é utilizada para deixar um bilhete, enviar um e-mail e desenvolver um projeto para a escola. 

4. Interpretação de texto

Entender o que está por trás dos códigos linguísticos é fundamental para adquirir repertório cultural. Refletir sobre o conteúdo de textos verbais e não verbais é muito importante para compreender livros, peças teatrais, músicas, filmes e pinturas. Saiba como interpretar um texto e confira dicas para desenvolver essa habilidade!

5. Estudo

O domínio da língua portuguesa contribui para ter um bom desempenho em todas as disciplinas. Saber ler, escrever e interpretar leva a bons resultados, inclusive em matérias que envolvem números.

6. Senso crítico

Aprimorando o conhecimento sobre a língua materna, você adquire a capacidade de questionar o mundo ao seu redor. Assim, será mais fácil emitir opiniões sobre assuntos complexos.

7. Criatividade

A habilidade de leitura amplia a imaginação. Visitando novos universos por meio das palavras, você aperfeiçoa o raciocínio lógico, a criatividade e o potencial de inovação.

8. Oportunidades de trabalho

Quem conhece a língua portuguesa se destaca no ambiente profissional. Para obter uma boa posição no mercado de trabalho, é imprescindível ter fluência na leitura, na escrita e na comunicação oral.

Percebeu como aprender a língua pátria será significativo para sua vida? O uso dos porquês, por exemplo, é um conhecimento básico mas que tem um importante impacto na hora de se comunicar.

Estudar em uma escola de Português tradicional e especializada te auxiliará a conquistar um futuro brilhante. Fale conosco!


MATRÍCULAS ABERTAS


Sobre o Kumon​

O Kumon é um método de estudo que desenvolve ao máximo o potencial do seu filho, de forma individualizada. Criado no Japão em 1958 pelo professor Toru Kumon, o método está presente em mais de 60 países e reúne mais de 4 milhões de estudantes.

Aluna estudando
Professora orientando o aluno

Cursos Kumon

Matemática Inglês Português ​Japonês

Categorias

Alunos concluintes Depoimentos Franquia Inglês Institucional Japonês Matemática Português Pré-escolares Vamos juntos educar
Tags: kumon, português

Artigos relacionados

Receba conteúdos exclusivos do Kumon
Aceita receber informações do Kumon?
Política de privacidade
Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência no nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o seu uso.
Para saber mais sobre o uso de cookies e de como usamos seus dados pessoais, acesse os Termos de Uso e a Política de Privacidade.