Descubra como pode ser divertido ensinar matemática para o seu filho

01/01/2017
Kumon Brasil Kumon
Compartilhe:

Assim como muitos dos aprendizados que nós temos desde pequenos na vida, a matemática também pode ser inserida no cotidiano das crianças.

Dessa forma, pouco a pouco elas vão entendendo a importância dos números no dia a dia.

A forma lúdica sempre foi uma das pedagogias mais eficientes na infância e ela pode (e deve) começar em casa.

Mas quais são os contextos em que você pode apresentar os números para o seu filho?

Descubra as dicas do Kumon:

1. Leve o seu filho para fazer compras com você no supermercado: mostre as diferenças de preços e explique a importância de compará-los. Assim ele vai entendendo, desde pequeno, a economia da casa e entra em contato com os números decimais.

2. Para os menores, você pode incentivar a introdução à matemática por meio da contagem de materiais como lápis, palitos de fósforo e de outros contextos aplicados ao cotidiano, como o número de rodas do carro, patas do seu cachorro, etc.

3. Confeccione com o seu filho jogos como boliche de garrafa pet ou dominó: além de ser muito divertido, o processo de elaboração dessas brincadeiras ajuda o seu filho no desenvolvimento do raciocínio lógico matemático dele que, claro, também vai ser muito estimulado durante a brincadeira.

4. Brinque de pega-pega e jogue bola com ele: você já parou pra pensar que essas brincadeiras desenvolvem noções espaciais? Pois é.…a matemática, mais do que números é espaço, forma, tempo e medida. Essas brincadeiras são ótimas pra ajudar o pequeno a começar a desenvolver essas noções.

5. Aventurem-se nas dobraduras. O raciocínio geométrico ajuda muito no desenvolvimento da criança. Você pode estimulá-lo com origamis, uma ótima maneira para seu filho visualizar diferentes formas geométricas e ainda desenvolver paciência e criatividade!

Tá vendo como ensinar matemática para o seu filho pode ser muito mais divertido para ele e até para você? Aos poucos, você pode ir colocando essas dicas em prática!



Tags: kumon, matemática

Artigos relacionados

Receba conteúdos exclusivos do Kumon
Aceita receber informações do Kumon?
Política de privacidade