Como escolher bons livros para suas crianças?

01/04/2019
Compartilhe:

Conhecer desde cedo o universo das palavras é importante para a criança desenvolver o gosto pela leitura. Por meio dos livros, os pequenos adquirem vocabulário e ampliam sua concepção de mundo. Mas há tantas opções nas prateleiras das livrarias e bibliotecas que fica difícil saber o que levar. Pensando nisso, preparamos 7 dicas que vão lhe ajudar nessa tarefa. Confira!

7 dicas para escolher bons livros para suas crianças

1. Construa seu repertório     

Mantenha-se atualizado(a) sobre o mundo da literatura infantil. Saiba quais livros serão lançados e quais estão entre os mais vendidos. Procure sugestões de especialistas, troque informações com outros pais, professores, bibliotecários, vendedores e, se julgar necessário, faça uma leitura rápida do livro. Isso é importante para você conhecer determinada obra antes de levá-la para seu filho. 

2. Saiba as preferências de suas crianças 

Descubra os interesses de seus filhos. Saiba se eles se encantam por histórias de fantasia, romances ou aventuras cheias de super-heróis. Assim, você não só seleciona os livros com mais facilidade, como também motiva os pequenos a continuarem lendo. 

3. Resgate suas memórias 

Relembre seus livros infantis favoritos e apresente-os para seu filho. Permita essa troca de experiências e faça dela um momento prazeroso. 

4. Indicação de faixa etária 

As editoras avaliam a obra e, geralmente, indicam uma faixa etária. Considere essa recomendação como critério para escolher um livro infantil. 

5. Analise o livro 

Leia ou folheie o material, para verificar itens como complexidade do assunto, tamanho do texto, qualidade da linguagem, ilustrações e estilo do autor.  

6. Ofereça diversidade 

Apresente vários gêneros literários para a criança, estimulando a aquisição de repertório por meio de contos, romances, poesias, histórias em quadrinhos, entre outros.

7. Visite livrarias e bibliotecas em família 

Livrarias e bibliotecas são ótimos ambientes para incentivar os pequenos a entrarem no mundo das palavras. Além de oferecerem diversas opções de livros, também contam com outras atividades, como clubes de leitura, contação de histórias e palestras.

Na Biblioteca Recomendada do Kumon (BRK), por exemplo, a criança tem acesso a livros de diversos gêneros, que estão separados por nível de dificuldade. Aos poucos, ela conquista vocabulário, fluência, desenvolve a escrita e consegue escolher sozinha as obras de sua preferência.

Quer introduzir seu filho no mundo da leitura desde cedo? Clique aqui e procure a unidade Kumon mais próxima de você! 

Sobre o Kumon​

O Kumon é um método de estudo que desenvolve ao máximo o potencial do seu filho, de forma individualizada. Criado no Japão em 1958 pelo professor Toru Kumon, o método está presente em mais de 60 países e reúne mais de 4 milhões de estudantes.

Aluna estudando
Professora orientando o aluno

Cursos Kumon

Matemática Inglês Português ​Japonês

Categorias

Alunos concluintes Depoimentos Franquia Inglês Institucional Japonês Matemática Português Pré-escolares Vamos juntos educar
Tags: crianças, dicas, português

Artigos relacionados

Receba conteúdos exclusivos do Kumon
Aceita receber informações do Kumon?
Política de privacidade
Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência no nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o seu uso.
Para saber mais sobre o uso de cookies e de como usamos seus dados pessoais, acesse os Termos de Uso e a Política de Privacidade.