Como ajudar na alfabetização das crianças?

28/08/2020
Kumon Brasil Kumon
Compartilhe:

A fase de alfabetização é um período importante na vida de uma criança. Ao adquirir a capacidade de ler, ela abre as portas para novos conhecimentos, descobrindo assuntos até então desconhecidos e ampliando sua capacidade de compreender o mundo ao seu redor.

Entre tantas dificuldades trazidas pela pandemia, está a impossibilidade de frequentar a escola e trabalhar este processo de forma presencial. Esta situação acabou delegando a muitos pais a missão de conduzir em casa a alfabetização de seus filhos, o que certamente não é tarefa simples. Com razão, muitas famílias estão preocupadas em relação a esta questão.

Se você faz parte deste grupo, temos uma boa notícia. Muitos pais descobriram no Kumon a solução para esta angústia. Com orientação individualizada, respeito ao ritmo do aluno e material didático desenvolvido especialmente para esta fase, o método oferece a possibilidade de que a criança seja alfabetizada em casa, estudando um pouquinho todos os dias, sem sobrecargas para ela – ou para os pais.


 MATRÍCULAS ABERTAS


5 dicas para contribuir com a alfabetização de seus filhos


O Estudo no Lar faz parte da essência do método Kumon. Para ajudar você nesta tarefa, separamos algumas dicas valiosas que seguramente irão trazer muitos benefícios ao desenvolvimento das crianças em fase de alfabetização neste momento de distanciamento social, confira: 

 

  1. Transforme o estudo em um hábito. Defina junto à criança um horário do dia para estudar, e se possível mantenha este horário todos os dias. 
  2. Cada criança tem um ritmo diferente de aprendizado. Saiba respeitá-lo.
  3. Para manter a motivação, elogie! Quando a criança é elogiada, sente-se mais confiante e motivada. 
  4. Cante canções com seu filho, elas são uma poderosa ferramenta para o aprendizado das palavras.
  5. Leia para seu filho. Além de contribuir para o desenvolvimento da criança, esta atividade também pode propiciar bons momentos de união entre a família.

 

O processo de alfabetização pelo método Kumon 

O método Kumon para pré-escolares desenvolve habilidades essenciais para a vida desde cedo. Ideal para inserir a criança no universo da aprendizagem de forma natural, colaborando para seu desenvolvimento intelectual e pessoal. Nessa fase as crianças têm muito mais facilidade de aprender, memorizar e desenvolver novas habilidades.  

Antes de trabalharem efetivamente o letramento e a escrita, nossos alunos são apresentados aos signos gráficos por meio do processo chamado de pré-alfabetização. Eles contam com orientação e planejamento individualizados, além de terem acesso a diversos materiais lúdicos que os ajudam a obter vocabulário, ritmo, articulação dos sons das letras e gosto pelos livros. 

Para ajudar a desenvolver o gosto pela leitura e a capacidade de compreensão, o Kumon oferece a Bibliografia Recomendada Kumon, uma seleção de obras de diversos gêneros listadas em ordem de dificuldade. A Bibliografia ajudou a formar muitos leitores apaixonados por livros, prontos para explorar ao máximo seu próprio potencial. E está pronta para fazer o mesmo por seus filhos!

Para saber mais, entre em contato com uma unidade mais próxima de você. Mesmo durante o distanciamento, é possível fazer a matrícula e aproveitar todos os benefícios do Estudo no Lar promovido pelo método. As aulas estão sendo feitas de forma remota, com orientação duas vezes por semana, e material didático exclusivo adequado a cada fase do aprendizado. 


Gostou de conhecer sobre o método? Clique aqui e conheça as vantagens de matricular seu filho no Kumon para pré-escolares. 


Tags: kumon, pré-escolar, kumonnolar

Artigos relacionados

Receba conteúdos exclusivos do Kumon
Aceita receber informações do Kumon?
Política de privacidade