Com a ajuda do Kumon, é possível ir mais longe!

12/08/2019
Kumon Brasil Kumon
Compartilhe:

Qual é o combustível que move as pessoas em direção à conquista de seus objetivos? Para Gabriel Salini, de 21 anos, a curiosidade é a responsável por fazê-lo chegar onde deseja. Com a ajuda do Kumon, ele pôde desenvolvê-la de maneira incrível!


Aluno de Engenharia Mecânica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Gabriel é capitão de uma equipe que está alcançando resultados magníficos no campo da eficiência energética. Ele conta que a autoconfiança, a organização, o planejamento e o conhecimento de inglês adquiridos tanto como aluno quanto como auxiliar no Kumon foram essenciais para chegar lá. E mais: continuam sendo importantes até hoje para ele conquistar ainda mais objetivos.


"O método Kumon mudou minha mentalidade diante do mundo por meio do autodidatismo e do estudo da língua inglesa. Com essas ferramentas passei a buscar novos horizontes, que me levaram a me interessar por áreas voltadas à Engenharia.” Gabriel  


O início de uma relação prazerosa com os estudos


Aos 11 anos, Gabriel tinha um sonho comum a muitos garotos da idade: sonhava ser jogador de futebol. Conhecendo o gosto do filho pelo esporte e consciente da importância do aprendizado de um segundo idioma, a mãe de Gabriel, Noeli, para despertar no filho a vontade de estudar, lançou mão de um argumento sem igual: “Para jogar nos melhores times de futebol, você deve, no mínimo, ser capaz de se comunicar com os companheiros de equipe”.


“A proposta de um método de estudo individualizado que promovesse o desenvolvimento de aspectos como concentração, disciplina, raciocínio lógico, gosto pela leitura e autoconfiança despertou o interesse de minha família.” Gabriel  


Foi assim que, em 2008, Gabriel iniciou seus estudos no Kumon de Inglês. Ele conta que, no começo, via os estudos como uma preparação para se tornar um grande jogador de futebol. Porém, após os primeiros meses de estudo, começou a elencar suas prioridades – antes de brincar ou assistir à televisão, finalizava suas obrigações de aluno. 


 As mudanças eram visíveis e impressionantes. Gabriel passou a gostar de estudar, permanecendo nas atividades mesmo durante o tempo livre. Os pais já não precisavam cobrar a execução das tarefas, pois ele desenvolveu o hábito do estudo diário. O aumento da concentração e o foco levaram a uma melhora geral no desempenho acadêmico do aluno, indo além do inglês.

Orientadora Maristela e Gabriel na unidade de Erechim-RS
Orientadora Maristela e Gabriel na unidade de Erechim-RS

Rumo a grandes conquistas internacionais   


Desde 2015, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul mantém em atividade o Drop Team, projeto de eficiência energética formado por estudantes de Engenharia Mecânica. O foco do projeto é desenvolver um protótipo veicular movido a gasolina que percorra a maior distância possível com uma gota de combustível capaz de competir nacional e internacionalmente em competições voltadas à eficiência energética.


Como as normas da competição exigem que o piloto e o capitão da equipe tenham fluência em língua inglesa, mais uma vez o Kumon teve papel fundamental nas conquistas de Gabriel. Em 2016 ele foi convidado a participar da primeira competição internacional do Drop Team como piloto, e no ano seguinte tornou-se capitão da equipe. 


Após muito trabalho e dedicação, a equipe conquistou a terceira colocação nacional na Shell Eco-Marathon 2017. O desempenho foi superado em 2018 com o sonhado título nacional, que rendeu ainda um convite para participar na competição continental Shell Eco-Marathon Americas 2019, nos Estados Unidos. Nessa competição, o Drop Team conquistou o terceiro lugar continental na categoria motores a combustão interna e o rótulo de veículo mais eficiente da América Latina, com a incrível marca de 543 km/litro de gasolina.

Gabriel com o carro desenvolvido por sua equipe
Gabriel com o carro desenvolvido por sua equipe

Aprendizados para a vida toda


Gabriel é grato por tudo o que aprendeu no Kumon, não só como aluno, mas também no período em que trabalhou como auxiliar. Ele diz que acompanhar de perto a evolução dos alunos foi uma experiência inesquecível, que o ajudou a crescer e escolher o caminho profissional que hoje trilha com alegria e sucesso. 


Ele ressalta que as qualidades desenvolvidas no Kumon o auxiliam até hoje em tarefas como gerenciamento do tempo, organização de recursos, pesquisa e comunicação com os colegas e fornecedores. A principal característica despertada nele pelo método foi a curiosidade - o combustível que faz as ideias se tornarem realidade. E de combustível ele entende!


“Esses resultados seriam inatingíveis sem as oportunidades e o conhecimento que me foram passados na unidade Kumon - Erechim pelos alunos, auxiliares, colegas de trabalho e especialmente pela orientadora Maristela Cantelli.” Gabriel


Escolha uma unidade e agende sua avaliação gratuita - https://www.kumon.com.br/matricula/avaliacao-gratuita


Saiba mais sobre a disciplina de Inglês no Kumon - https://www.kumon.com.br/cursos/curso-de-ingles  

Tags: kumon, inglês

Artigos relacionados

Receba conteúdos exclusivos do Kumon
Aceita receber informações do Kumon?
Política de privacidade