8 fatores que mostram a importância do Português no cotidiano

18/11/2019
Kumon Brasil Kumon
Compartilhe:

A linguagem humaniza o homem. Por meio dela, os seres humanos expressam sentimentos, constroem pensamentos, interagem com o ambiente e com outros indivíduos. Dominar o código linguístico é fundamental para a execução de tarefas rotineiras e para ter um bom aproveitamento no mundo acadêmico e profissional. A seguir, veja 8 itens que indicam a relevância da língua portuguesa no dia a dia.


8 fatores que mostram a importância do Português no cotidiano


 1. Expressão oral

A comunicação oral é a base das relações com outras pessoas. Logo, é essencial para a vida em sociedade. Falar de forma clara e objetiva permite elaborar argumentos e expor opiniões.

2. Leitura

A leitura é necessária para a maioria das atividades cotidianas. Boa parte das informações utilizadas no dia a dia é transmitida por meio da escrita. Portanto, saber formar palavras se torna indispensável.

3. Escrita

A escrita é exigida na escola, no vestibular e no mercado de trabalho. Essa competência é utilizada para deixar um bilhete, enviar um e-mail e desenvolver um projeto para a escola. 

4. Interpretação de texto

Entender o que está por trás dos códigos linguísticos é fundamental para adquirir repertório cultural. Refletir sobre o conteúdo de textos verbais e não verbais é muito importante para compreender livros, peças teatrais, músicas, filmes e pinturas.

5. Estudo

O domínio da língua portuguesa contribui para ter um bom desempenho em todas as disciplinas. Saber ler, escrever e interpretar leva a bons resultados, inclusive em matérias que envolvem números.

6. Senso crítico

Aprimorando o conhecimento sobre a língua materna, você adquire a capacidade de questionar o mundo ao seu redor. Assim, será mais fácil emitir opiniões sobre assuntos complexos.

7. Criatividade

A habilidade de leitura amplia a imaginação. Visitando novos universos por meio das palavras, você aperfeiçoa o raciocino lógico, a criatividade e o potencial de inovação.

8. Oportunidades de trabalho

Quem conhece a língua portuguesa se destaca no ambiente profissional. Para obter uma boa posição no mercado de trabalho, é imprescindível ter fluência na leitura, na escrita e na comunicação oral.

Percebeu como aprender a língua pátria será significativo para sua vida? O Kumon de Português pode ajudá-lo nessa jornada! Clique aqui e saiba mais sobre nossa metodologia.

Tags: kumon, aprendizado, português

Artigos relacionados

Receba conteúdos exclusivos do Kumon
Aceita receber informações do Kumon?
Política de privacidade