7 dicas de como manter o hábito de leitura nas férias

11/12/2018
Kumon Brasil Kumon
Compartilhe:

As férias é o período mais aguardado do ano. Sem o compromisso diário com a escola, temos mais tempo para brincar, viajar e descansar. Além disso, também é o momento ideal para aprendermos coisas novas e tirarmos da estante aquele livro que há muitos dias estávamos namorando.

Você sabia que a leitura pode tornar as suas férias mais atrativas?

Os livros ativam o nosso cérebro à imaginação, assim é possível criar diversas brincadeiras divertidas. Também aumenta o vocabulário, memória, capacidade de compreensão e concentração. Por isso, o método Kumon de Português separou dicas de como você pode desenvolver suas habilidades sem comprometer o lazer. 

Veja 7 dicas de como manter o hábito de leitura nas férias:

1 – Visite livrarias e bibliotecas

Leve seus pais e amigos à livraria ou biblioteca mais próxima. Ajude-os a escolher um bom livro e aproveite para pegar um para você. Ah, não se esqueça de conferir a programação local. Às vezes, o seu escritor preferido poderá fazer uma sessão de autógrafos ou, uma roda de conversa com os leitores. Fique atento e não perca a oportunidade! Lembre-se que os seus pais e amigos também poderão gostar muito de encontrar o(a) autor(a) favorito deles.

2 – Crie um espaço físico para leitura

Organize uma estante com livros de diversos gêneros (jornal, gibi, literatura, entre outros). Desse modo, você e os seus convidados terão muitas opções de leitura. Também deixe o ambiente confortável e atrativo: coloque pufes, tapetes e abuse da decoração!

3 – Leitura em conjunto

Sabe quando você era mais novo e ainda não sabia ler? Seus pais tinham o hábito de ler livros para você?  Agora, você pode retribuir e ler para alguém que ainda não sabe ler. Reúna seus amigos para uma leitura juntos. Cada um lê uma parte da história em voz alta. Divirtam-se explorando o livro juntos!

4 – Crie um clube da leitura

Convide seus amigos ou familiares para uma roda de conversa após o término de um livro. Compartilhem personagens e histórias (sem spoiler). Assim, vocês terão bastante assunto para conversar. Aproveitem para sugerir, uns aos outros, a próxima leitura. Realizem trocas de livros, essa ação é muito importante, pois os mantêm unidos e os incentivam ao conhecimento.

5 – Complemente a experiência

Que tal explorar todas as sensações da história que leu? Se o livro conta sobre animais, visite um zoológico. Caso descreva o universo, observe as estrelas ou, vá até um planetário mais próximo de sua casa. Deixe a sua imaginação entrar em contato com as experiências transmitidas pela leitura.

6 – Faça parte do Sou Leitor

No Kumon existe o projeto Sou Leitor, cujo objetivo é desenvolver o hábito de leitura entre os alunos. Isso porque o Kumon utiliza a Bibliografia Recomendada do Kumon (BRK), a qual conta com uma lista de livros de diferentes gêneros. Aproveite para descobrir novos livros e viajar pelas histórias.

7 – Desperte a sua criatividade

Após tantos personagens interessantes, lugares nunca antes explorados e contos maravilhosos, você olhará o mundo de outra forma. A sua imaginação estará aguçada e implorando para viver. Não hesite e deixe a criatividade tomar conta de suas brincadeiras ou atividades!

 

Viu como a leitura é prazerosa? Por isso, diante desses benefícios, o Kumon recomenda o incentivo à leitura desde a primeira infância. Com uma metodologia individualizada, estimula o aprendizado de forma leve, respeitando o ritmo de cada aluno.

O aluno recebe acompanhamento individualizado e as atividades são planejadas, principalmente no período das férias. Desse modo, é possível estudar sem deixar de lado a diversão!

Gostou do método Kumon de Português? Então venha nos conhecer! Entre aqui e encontre a unidade mais próxima de você.  



Tags: dicas

Artigos relacionados

Receba conteúdos exclusivos do Kumon
Aceita receber informações do Kumon?
Política de privacidade