Facebook Kumon
Blog Kumon

7 brincadeiras que estimulam o desenvolvimento da criança

As crianças precisam sempre de um novo estímulo para desenvolver novas habilidades. Cada dia é uma nova oportunidade para redescobrir o mundo.

Os pais devem ter conhecimento de que as brincadeiras que estimulam a criatividade, o vocabulário, desenvolvimento motor e cognitivo são essenciais para a formação da criança.

As crianças conseguem absorver muito mais conhecimentos quando estão em alguma atividade lúdica, do que em momentos de ensinamentos.

7 brincadeiras que estimulam o desenvolvimento da criança

Vantagens das brincadeiras de estímulo

Toda criança gosta de brincar com outros colegas e se divertir. Essa é a primeira vantagem de inserir brincadeiras de estímulo no dia a dia das crianças. Os estímulos causados pelas brincadeiras poderão colaborar com o desenvolvimento da criança.

Por isso, é interessante analisar que não se deve cobrar resultados das crianças, nem pressioná-las a obter resultado mais rápido. O intuito das brincadeiras é puramente gerar entretenimento para as crianças e inconscientemente desenvolver novas habilidades

As brincadeiras estimulam a criatividade, o desenvolvimento afetivo, cultural, social, cognitivo e emocional. Além disso, permitem às crianças que desenvolvam o senso crítico, novas maneiras de se expressar e uma nova percepção de como enxergam o mundo ao seu redor.

7 Brincadeiras que estimulam o desenvolvimento da criança

1 – A corrida do saci

Essa é uma brincadeira que estimula muito o desenvolvimento físico, a interação social, a coordenação motora, o equilíbrio e a velocidade.

Consiste em montar uma pista de corrida com ponto de partida e de chegada. As crianças deverão seguir uma linha traçada no chão, correndo em um pé só a fim de vencer a corrida.

2 – Brincadeira do tato

Essa brincadeira desenvolve a percepção de sensações e a criatividade. O jogo consiste em adivinhar, com os olhos vendados, qual o objeto que está em suas mãos. Uma brincadeira que pode ser feita em família ou até mesmo na escola para entreter os alunos.

3 – Qual é a música

Essa atividade estimula a percepção de diferentes sons e o vocabulário. Adequado para crianças a partir dos 5 anos de idade.

A brincadeira consiste em colocar várias músicas para as crianças prestarem atenção. O objetivo é que as crianças adivinhem qual é a música.

4 – Blocos coloridos

Ideal para crianças a partir dos dois anos de idade, fase que se atraem por cores e formas. Essa brincadeira estimula muito a coordenação motora e o desenvolvimento cognitivo.

Os pais podem oferecer às crianças objetos coloridos e de formas variadas para que elas manuseiem e conheçam os objetos. Outra maneira é oferecer a criança um cubo com formas geométricas diferentes na tampa. A criança deverá encaixar as peças adequadas de acordo com cada formato.

5 – Pintura

Essa brincadeira é um incentivo à arte e estimula a criatividade, a percepção espacial e a coordenação motora da criança.

Os pais ou educadores podem criar o dia da pintura em que a criança desenhe o que lhe vier à mente. Outra maneira de auxiliar no desenvolvimento é a pintura com os pés. Uma ideia criativa é proteger os pés das crianças com plástico bolha para dar um efeito diferente e divertido na criação das pinturas.

6 – Jogos de tabuleiro

Os jogos de tabuleiro são responsáveis por desenvolver a concentração, o desenvolvimento social, a memória, o pensamento crítico e o raciocínio lógico.

Crianças a partir dos 5 anos de idade já podem começar a jogar de acordo com a complexidade adequada. Cada jogo de tabuleiro possui regras distintas e jogabilidade diferente, por isso é indicado apresentar à criança vários jogos diferentes e analisar qual lhe chama mais atenção.

7 – Contar histórias

A história sempre foi sinônimo de imaginação e criatividade. Os pais e educadores devem sempre incentivar a leitura no período de desenvolvimento infantil.

Além de promover a criatividade, amplia também o vocabulário da criança. A partir dos 2 anos de idade, as crianças já começam a prestar atenção nas histórias, imaginando o cenário e encontrando diversão nas histórias.

A partir dos 5 anos de idade, os pais e educadores podem promover as histórias de faz de conta, onde as crianças inventam histórias de acordo com sua imaginação e criatividade. Todas essas brincadeiras incentivam e aguçam o desenvolvimento de alguma habilidade. É importante sempre mesclar brincadeiras diferentes para atrair a atenção das crianças e ao mesmo tempo ajudá-las a desenvolver capacidades diferentes.

Tags:

Ontem, hoje e amanhã
Para nós, do Kumon o aprendizado
contínuo é algo que sempre foi
e que sempre será extremamente

Presidente do
Kumon Institute of
Education Co, Ltd

Orientadores e
colaboradores
aprendem
continuamente
com os alunos.

As palavras do fundador
que nós prezamos

O método Kumon e seus pontos fortes

Por meio do método Kumon
buscamos formar pessoas
mentalmente sãs capazes
que possam alcançar seus
objetivos na vida.

O método Kumon surgiu
a partir do amor de um
pai pelo filho.

O Kumon tem um
sonho, o sonho pela paz
mundial realizada por
meio da educação.

Cinco características do material didático

Clique aqui para
descobrir o segredo
por trás do método Kumon.

O papel dos orientadores do Kumon

Clique aqui para
conhecer o trabalho
do orientador do
método Kumon.

O Kumon busca o melhor para
cada criança individualmente,
independente de
tempo e local.

Inicialmente oferecido para crianças
no Japão, está disponível
atualmente para crianças ao redor
de todo o mundo.

O que representa o logotipo do Kumon

Cada aspecto do nosso logotipo expressa
os valores do Kumon

Mais informações e sugestões:

Fale Conosco