6 Dicas para se preparar para o vestibular

19/11/2018
Kumon Brasil Kumon
Compartilhe:

Quando falamos em vestibular sabemos que é preciso que os candidatos tenham um preparo com muita antecedência. Afinal, não é só o final do ensino médio que indica o momento certo para começar a estudar.

O vestibular significa, para muitos, a chance de conquistar um futuro profissional. Além da dedicação nos estudos, é necessário também muita disciplina e organização para manter-se focado nos objetivos. O Kumon separou 6 dicas para você começar a se preparar para o vestibular. Veja!

1 – Monte um cronograma de estudos diário

A prática diária de estudo é fundamental para aumentar o potencial da memória, concentração, raciocínio lógico e foco. Dessa forma, é interessante que você monte uma rotina de estudos, tendo em mãos as disciplinas que cairão no vestibular.

Determine um tempo diário para se dedicar aos estudos e exercícios práticos. Priorize as matérias que você considera mais difíceis, para que assim possa ter mais tempo para se aperfeiçoar e avançar nos conteúdos.

2 – Seja um autodidata

O autodidatismo proporciona flexibilidade ao estudar e naturalmente você começa a desenvolver pontos fortes em diferentes áreas. Quanto mais você estuda, mais confiante você se sentirá.

Ao estudar somente conteúdos do currículo escolar, você pode limitar à quantidade de conhecimento que você pode aprender sobre qualquer assunto. Estudando por conta própria, com dedicação, naturalmente você começa a desenvolver pontos fortes. Não tenha medo de seguir novas linhas de pensamento ou explorar novos campos de interesse. Se despertar seu interesse, vá em frente.

 

3 – Diga não à procrastinação

Sabe aquela vontade de deixar para depois? E as tarefas vão se acumulando, até que chega a data limite para fazer tudo. Por isso, organização e planejamento é fundamental. Dessa maneira, você sabe que precisa finalizar cada tarefa no seu tempo, sem procrastinar.

4 – Pratique a autocorreção

Quando o aluno é autodidata consegue alcançar a independência nos estudos, isto é, já consegue identificar seus próprios erros e consegue encontrar soluções diferentes para resolver as atividades.

A autocorreção é tão importante quanto a revisão. Após longas horas de estudo é comum que algum erro passe desapercebido. Por isso, tente revisar suas atividades e pratique a autocorreção para que assim você consiga tirar de letra os conteúdos de todas as matérias.

5 – Seja persistente

Por mais que as provas de vestibular tenham muita concorrência, nunca desista! Quanto mais você estudar para o vestibular mais preparado você ficará, conhecerá o estilo de cada prova e entenderá a dificuldade de cada uma. Essa é uma experiência adquirida que só acrescenta ao seu sucesso profissional e pessoal.

6 – Tenha um bom método de estudo

O método de estudo impactará muito no seu desempenho escolar. Tanto em sua vida acadêmica quanto no vestibular. O método Kumon, por exemplo, é um método de estudo que ajuda o aluno a desenvolver várias habilidades e capacidades.

Por meio de um plano de estudo individualizado, o aluno consegue estudar sozinho, desenvolver a habilidade de autocorreção e avançar dos conteúdos mais fáceis aos mais complexos.

Além disso, promove o autodidatismo, onde o aluno terá total autonomia e independência para adquirir cada vez mais conhecimento.

Conheça os cursos do método Kumon e saiba como você pode se preparar para o vestibular e se dar muito bem!




Artigos relacionados

Receba conteúdos exclusivos do Kumon
Aceita receber informações do Kumon?
Política de privacidade
Para garantir ainda mais transparência em como usamos seus dados pessoais aqui no Kumon, nós atualizamos nossa Política de Privacidade. Caso queira consultá-la, clique aqui. Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência no nosso site. Ao continuar a navegar neste site, você concorda como o seu uso. Para saber mais sobre o uso de cookies, clique aqui.