5 motivos para estudar japonês no Kumon

05/06/2019
Kumon Brasil Kumon
Compartilhe:

No dia 18 de junho, comemoramos 111 anos da imigração japonesa para o Brasil, que atualmente abriga quase 2 milhões de pessoas de origem nipônica. Os japoneses e seus descendentes contribuíram, e ainda colaboram, significativamente para a sociedade brasileira, trazendo seus costumes, arte e literatura. “O Japão é um país que exporta muita cultura, como desenhos animados (animes), histórias em quadrinhos (mangás), séries (doramas), além da culinária e tecnologia de ponta”, diz a gerente Yumi Kajihara Simidu, da Filial Japonês do Kumon.

 

Ainda, as duas nações estabelecem relações comerciais. Yumi lembra que diversas empresas japonesas estão instaladas no Brasil, participando da economia local. Por esses motivos, tanto para conhecer a cultura quanto para conquistar novas oportunidades de trabalho, temos observado, ao longo dos anos, um aumento no número de brasileiros interessados em aprender o idioma nipônico.

 

Conhecer a 9ª língua mais falada no mundo facilita o contato com as pessoas e permite rápido acesso a produtos japoneses. Se você deseja expandir seu horizonte, o Kumon pode lhe ajudar. Veja 5 razões para aprender japonês com o método Kumon:

5 motivos para aprender japonês com o Kumon

1 - Aproximar-se da cultura e valores japoneses

O material didático do Kumon traz diversas informações sobre história, tradição, costumes, esportes e situações cotidianas do Japão. Desde o início, o aluno é estimulado a conhecer os valores e a cultura do país. 

2 - Aprender com um material específico para brasileiros

O curso foi desenvolvido especialmente para brasileiros e seu material didático conta com ilustrações e explicações em português, facilitando a assimilação do conteúdo. Isso possibilita o aprendizado tanto para aqueles que já conhecem o idioma quanto para quem ainda não teve nenhum contato com a língua. Além disso, os alunos têm acesso a áudios em japonês, gravados por falantes nativos. Desse modo, desenvolvem corretamente a pronúncia e adquirem compreensão auditiva.

3 - Avançar respeitando seu ritmo

O Kumon compreende que cada aluno tem um ritmo diferente. Por isso, o método trabalha com um plano de estudo personalizado, com um nível de dificuldade que aumenta lentamente. Assim, não é necessário esperar formar turmas para iniciar o curso, tampouco aguardar a compreensão da classe para seguir com o conteúdo. Conforme explica a gerente Yumi Kajihara, o avanço ocorre por conta própria e a proficiência no idioma está diretamente relacionada à dedicação. O estudo autodidata em língua japonesa é possível justamente porque o material conta com orientações em português.

4 - Adquirir capacidades linguísticas essenciais

No Kumon de Japonês, os alunos desenvolvem leitura, escrita, interpretação, pronúncia e compreensão auditiva. Conforme citado anteriormente, a aprendizagem ocorre de modo gradativo. São 15 estágios e os primeiros começam com a alfabetização no idioma. Por meio dos áudios e da leitura em voz alta, aos poucos, o estudante adquire vocabulário. De acordo com Yumi, até o final do último módulo, são vistas mais de seis mil palavras, sendo possível compreender textos e formar frases gramaticalmente corretas.

5 – Oportunidade de visitar, estudar, trabalhar ou morar no Japão

O Japão é um país com alto índice de desenvolvimento e de qualidade de vida. Seu sistema de ensino é referência global, o país oferece bolsas de estudo de graduação e pós-graduação para estrangeiros e conta com boas oportunidades de carreira. Quem deseja trabalhar em empresas japonesas já percebeu que “conhecer o idioma nipônico é um diferencial na hora da contratação”, disse a gerente Yumi Kajihara. 

 

Nosso ex-aluno, Pedro Passos Couteiro, por exemplo, foi aprovado no programa de bolsas de estudo do MEXT - Ministério da Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia do Japão. Aos 26 anos, mora na cidade de Shizuoka e trabalha em uma empresa japonesa. "Não teria conseguido minha bolsa se não tivesse estudado no Kumon. Tenho certeza de que o Kumon é parte fundamental da minha carreira."

 

Quer saber mais sobre o Kumon de Japonês? Clique aqui e venha aprender com o método de estudo desenvolvido no Japão pelo professor Toru Kumon!



Tags: método, aprendizado, japonês

Artigos relacionados

Receba conteúdos exclusivos do Kumon
Aceita receber informações do Kumon?
Política de privacidade