5 dicas para acompanhar o desempenho escolar de seu filho

13/12/2018
Kumon Brasil Kumon
Compartilhe:

A formação de uma criança não depende apenas dos pais ou das instituições de ensino. É necessário que ambos atuem juntos para garantir que o aluno tenha um aprendizado completo, que envolva não só disciplinas escolares, mas também valores culturais e subjetivos. Por isso, hoje trazemos 5 dicas sobre como os pais podem acompanhar o desempenho escolar dos filhos.


5 dicas para acompanhar o desempenho escolar dos filhos


1.      Esteja presente

Mostrar interesse pela educação da criança faz com que ela se sinta motivada a continuar aprendendo. Logo, frequente as reuniões de pais, converse constantemente com os orientadores e pergunte sobre os conteúdos abordados e as dificuldades apresentadas.

Além disso, acompanhe a realização das tarefas de casa. Permaneça no mesmo cômodo que seu filho, se possível lendo ou trabalhando. Assim, é criada uma atmosfera de estudo e concentração, o que pode otimizar o aproveitamento das lições.

2.      Ajude a pensar

Se surgirem dúvidas sobre os deveres de casa, procure ajudar, mas sem dar a resposta nem explicar o conteúdo detalhadamente. Perceba onde estão os problemas e tente encontrar uma solução conjunta. Isso é importante trabalhar a autonomia e a resolução de desafios.

3.      Respeite o ritmo da criança

Cada pessoa tem um ritmo próprio de aprendizado e desenvolvimento. Por isso, é muito importante não comparar o desempenho das crianças. Pressioná-las excessivamente ou proibi-las de brincar e se divertir também não serão medidas eficazes.

Pelo contrário, essas atitudes podem desmotivá-las em relação aos estudos e tornar a situação ainda mais complicada. Se você perceber algo de preocupante no processo de aprendizado, vá até a instituição de ensino e se informe sobre o que está acontecendo.

4.      Se precisar, procure ajuda

Se você notar dificuldades recorrentes, em hipótese alguma culpe seu filho por isso. Fale sobre a situação com professores, orientadores e profissionais especializados. Sempre procure respostas que ajudem não apenas a obter notas mais altas, mas que tragam melhorias permanentes.

 

5.      Reconheça os progressos

Sempre observe as tarefas e reconheça cada progresso realizado. Elogie toda vez que a criança adiantar as lições de casa, solucionar um exercício mais difícil ou ajudar um colega. Assim, ela se tornará mais confiante para continuar aprendendo.

No método Kumon, orientadores, estudantes e suas famílias trabalham em conjunto, possibilitando que cada aluno crie o próprio caminho para atingir seu potencial máximo. Os pais presenciam o aprendizado dos filhos e participam da resolução de eventuais problemas.

Você tem interesse em conhecer o método Kumon? Visite nosso site e encontre a unidade mais próxima de você!



Tags: dicas

Artigos relacionados

Receba conteúdos exclusivos do Kumon
Aceita receber informações do Kumon?
Política de privacidade