Gestão ambiental do Grupo Kumon

Em fevereiro de 2012 o Grupo Kumon estabeleceu a Filosofia Ambiental e as Diretrizes Ambientais, oficializando o envolvimento nas atividades de gestão ambiental.

Como matriz regional do Grupo Kumon, o Kumon América do Sul vem se dedicando também a ações de preservação dos recursos e do meio ambiente, com base na Filosofia e Diretrizes do Grupo.

Filosofia Ambiental do Grupo Kumon O problema ambiental global é um tema no qual a humanidade deve se empenhar concentrando toda a sua sabedoria. E para o Grupo Kumon, cuja filosofia é contribuir para a sociedade global através do desenvolvimento do capital humano, cumprir com o dever e a responsabilidade para com o ambiente global é uma de nossas grandes missões.

O problema ambiental global é um tema no qual a humanidade deve se empenhar concentrando toda a sua sabedoria. E para o Grupo Kumon, cuja filosofia é contribuir para a sociedade global através do desenvolvimento do capital humano, cumprir com o dever e a responsabilidade para com o ambiente global é uma de nossas grandes missões.
Diretrizes Ambientais do Grupo Kumon Nós, do Grupo Kumon, em todas as nossas operações, daremos valor aos recursos naturais limitados e nos empenharemos na preservação do meio ambiente global através do desenvolvimento do capital humano.
1 Reconheceremos corretamente o impacto ambiental das nossas operações e reduziremos a quantidade de resíduos que produzimos, diminuindo a utilização de energia e recursos, promovendo a reciclagem, evitando assim a poluição e a destruição do meio ambiente.
2 Com a colaboração das partes envolvidas e parceiros de negócios, agiremos ativamente para proteger o meio ambiente conduzindo atividades de promoção à reciclagem de florestas juntamente com a redução do impacto ambiental sobre toda a sociedade.
3 Respeitaremos os regulamentos da lei determinados em todos os países e regiões em que temos operações, e trabalharemos continuamente para preservar o meio ambiente.
4 Almejaremos a elevação da consciência de cada integrante do Grupo por meio da educação e de atividades de conscientização. Ao mesmo tempo, como cidadão corporativo, publicaremos amplamente à sociedade as informações relacionadas ao meio ambiente.
Sobrecarga ambiental – dados de 2018 a 2022 Para contribuir à prevenção do aquecimento global e a preservação de recursos naturais, desde 2011 cada empresa pertencente ao Grupo Kumon vem otimizando o uso de eletricidade, papel e melhorando o volume de reciclagem de papel. Para tanto, começamos a monitorar esses indicadores, na expectativa de reduzir a sobrecarga ambiental.
Os indicadores do Kumon América do Sul dos anos de 2018 a 2022 seguem abaixo.

* Compilamos os dados relativos ao ano fiscal do Grupo Kumon de abril a março.
1. Uso de energia elétrica Para evitar o aquecimento global com a emissão de gases que provocam o efeito estufa, seguimos nos empenhando para reduzir o consumo de energia elétrica. Além de promover uma maior conscientização dos colaboradores da empresa. Desde 2018, quando substituímos os sistemas de ar-condicionados e iluminação, temos reduzido o consumo de energia. Conseguimos diminuir drasticamente o consumo de energia nos escritórios em 2020 e 2021 com o trabalho remoto.
2. Emissão de gás carbônico No Kumon América do Sul, grande parte da emissão de gases provocadores do efeito estufa se origina do uso de eletricidade. Assim, com base no consumo de energia elétrica, calculamos o volume de emissão de gás carbônico. Desde 2018, temos diminuído drasticamente o volume de emissão de gás carbônico devido à diminuição do consumo de energia elétrica. A diminuição em 2020 é resultado do baixo nível de utilização da energia elétrica nos escritórios.

*Para conversão foram usados os indicadores do IEA (International Energy Agency), CO2 Emissions from Fuel Combustion Highlights.
3. Consumo de papel No Kumon América do Sul nos empenhamos no consumo consciente do papel em nossas atividades administrativas. Dedicamo-nos a reduzir o uso de papel por meio de digitalização de textos e documentos, reuniões sem distribuição de material impresso, impressão dupla face e em tamanho reduzido. Além disso, com o uso de ferramentas de compartilhamentos online e implementação de assinatura digital, desde 2020 estamos reduzindo o uso de folhas impressas.
4. Volume de reciclagem de Papel Estamos nos empenhando para que continuemos realizando a reciclagem de papéis nos nossos escritórios. No Centro de Distribuição, são coletados itens diversos de toda a empresa para reciclagem, além da reciclagem de grande volume de papelões. Em 2019, também iniciamos um programa de coleta seletiva dos resíduos no prédio da matriz.
Algumas atividades realizadas em prol do nosso meio ambiente (exemplos de ações) Implementação de novos sistemas de ar-condicionado e iluminação e início do programa de coleta seletiva no prédio da matriz do Kumon América do Sul
No prédio da matriz do Kumon América do Sul que foi concluído em 1994, havia um grande problema com o sistema de ar-condicionado que estava em uso há 20 anos. O consumo de energia era alto e o sistema também consumia muita água.

Apesar das várias tentativas com diferentes estratégias para diminuição do consumo de energia no prédio da matriz do KAS, o sistema de ar-condicionado estava sendo um grande gargalo, pois a economia realizada graças à conscientização dos colaboradores se tornava pequena em meio à grande proporção de energia consumida pelo ar-condicionado.

Em abril de 2017, concluímos a instalação do novo sistema de ar-condicionado em todos os andares. E o consumo de energia comparado ao mesmo mês do ano anterior alcançou uma grande redução de 60% na matriz.

Além disso, realizamos a troca de todo o sistema de iluminação para lâmpadas LED. Iniciamos com a substituição na matriz do KAS, mas já ampliamos gradualmente para os escritórios das filiais. O uso da lâmpada LED promove uma economia de aproximadamente 30% do uso de energia elétrica, e tem o benefício de ser uma lâmpada muito mais durável.
No Kumon América do Sul, estávamos reciclando apenas os papéis e papelões gerados como resíduo. Porém, em agosto de 2019 iniciamos o programa de coleta seletiva, separando também os principais resíduos. Além de ser uma ação que beneficia o meio-ambiente, também está sendo uma forma de conscientização ambiental dos colaboradores, e inclusive a separação dos papéis recicláveis se tornou mais eficiente.

Em 2020, o trabalho remoto contribuiu com a grande redução de consumo de energia elétrica nos escritórios, e reduzimos drasticamente o consumo de papel graças à introdução da assinatura digital, o que também reduziu a emissão de gás carbônico emitido pelo transporte dos documentos.

Gestão Ambiental do Grupo Kumon (Site em Inglês) Kumon Group’s Environmental Activities
Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência no nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o seu uso.
Para saber mais sobre o uso de cookies e de como usamos seus dados pessoais, acesse os Termos de Uso e a Política de Privacidade.
Fale Conosco Busca de unidade Whatsapp