10 habilidades do profissional do futuro: será que você possui todas elas?

07/09/2021
Kumon Brasil Kumon
Compartilhe:

Em uma era marcada pela automatização, o que torna você um profissional melhor que uma máquina?

 

Se você ainda não se fez esta pergunta, é bom começar a pensar no assunto. A Quarta Revolução Industrial já é uma realidade, e a pandemia de coronavírus acelerou bastante este processo. O distanciamento social e as adaptações necessárias para trabalhar dentro deste cenário exigiram uma nova forma de pensar e se relacionar , além de habilidades profissionais distintas.


Estas competências vem sendo levantadas pela Organização das Nações Unidas (ONU) há alguns anos. Elas são representadas por 10 habilidades fundamentais que nos fazem superar os robôs e a inteligência artificial.

 

Quer saber quais são elas? Continue lendo!

 

1. Inteligência emocional

Nenhuma máquina possui uma capacidade de controlar ou criar pensamentos. Esta é uma habilidade muito útil em líderes e gestores, promovendo um olhar positivo diante das adversidades.

 

2. Gestão de pessoas

Mesmo com a evolução da automação, as pessoas ainda são um recurso muito valioso para as corporações. Para que elas possam alcançar seu máximo potencial produtivo, é preciso saber como identificar talentos, desenvolver colaboradores e gerenciar equipes com motivação e empatia.

 

3. Coordenação

Para líderes, esta é uma competência fundamental. Promover a conexão e colaboração, bom relacionamento entre colegas e coordenar diferentes ideias e talentos em torno de um objetivo comum são ações que não podem ser executadas por máquinas e serão muito valorizadas no ambiente profissional do futuro. 

 

4. Negociação

Todas as habilidades anteriores estão relacionadas a um constante negociar entre as pessoas. Em qualquer ambiente profissional, saber lidar com as diferenças e conflitos é algo importante para compartilhar e trazer resultados.

 

5. Orientação para servir

A disposição para ajudar os outros é indispensável para o trabalho em equipe. Uma cultura de colaboração um ambiente de trabalho mais produtivo e aberto a melhorias. 

 

6. Flexibilidade cognitiva

Diante do surgimento de novas profissões e formas de trabalho, é indispensável saber se adaptar rapidamente às mudanças, ampliando os modos de pensar e encontrando caminhos distintos para uma resolução de problemas.

 

7. Julgamento e tomada de decisões

Em um cenário marcado pelo Big Data e pela informação, profissional com aptidões necessárias para interpretar os dados disponíveis e tomar decisões com base neles serão cada vez mais disputados pelo mercado. 

 

8. Criatividade

Máquinas não possuem uma capacidade de construir novas ideias a partir de informações aparentemente diferentes, desenvolver alternativas inteligentes para a resolução de problemas ou assimilar mudanças constantes de forma a tirar proveito delas. Assim, esta é uma capacidade fundamental para quem deseja manter relevante profissionalmente.

 

9. Pensamento crítico

A capacidade de olhar para uma questão sob diferentes perspectivas, usando o raciocínio e a lógica para questionar, identificar vantagens e desvantagens, considerar soluções diferentes e chegar às opções próprias será ainda mais valorizada no futuro.

 

10. Resolução de problemas complexos

Esta é uma estrutura construída sobre a base da anterior, e será uma das mais requisitadas nos próximos anos. Diante do aparecimento de novas tecnologias, dados e informações, uma capacidade de resolver problemas nunca vistos antes de uma das principais para o profissional do futuro.

 

E aí, será que você está preparado para o amanhã?

No Kumon, estas habilidades são   desenvolvidas desde cedo com as crianças, trabalhando a autoconfiança, autodidatismo, pensamento crítico, raciocínio lógico e criatividade, com o objetivo de levar as pessoas a atingirem o seu   máximo potencial . Isto vale não somente para os alunos, mas também para os profissionais que trabalham aqui. 

 

Quer saber mais? Visite nosso site de e conheça Nosso Método de Estudos.



Tags: kumon, Habilidades

Artigos relacionados

Receba conteúdos exclusivos do Kumon
Aceita receber informações do Kumon?
Política de privacidade
Para garantir ainda mais transparência em como usamos seus dados pessoais aqui no Kumon, nós atualizamos nossa Política de Privacidade. Caso queira consultá-la, clique aqui. Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência no nosso site. Ao continuar a navegar neste site, você concorda como o seu uso. Para saber mais sobre o uso de cookies, clique aqui.