10 Dicas para incorporar o japonês no seu dia a dia

06/11/2018
Kumon Brasil Kumon
Compartilhe:

A língua japonesa é uma das mais fascinantes. Estudar japonês pode se tornar ainda mais prazeroso e eficiente quando incluímos em nosso dia a dia, ou seja, quando passa a se tornar um hábito natural.

Quando você coloca o estudo em seu cotidiano você aprende muito mais além das principais habilidades como leitura e escrita. O estudo se torna mais desafiador. Dessa forma, você pratica o que aprendeu nas aulas e vai aprimorando cada vez mais o novo idioma. Ao explorar o japonês de todas as formas, você se tornará um expert rapidinho.

Veja as dicas do Kumon para incluir o japonês no seu dia a dia!

1 – Leia e compreenda o japonês

Uma das primeiras coisas que você precisa fazer é entender como funciona o japonês. A partir do momento em que você já entende os sistemas de escrita do idioma, as outras habilidades como audição e fala virão naturalmente.

2 – Leia mangás

O mangá é uma ótima ferramenta de estudo do japonês que você pode incluir no seu dia a dia. Após aprender o Hiragana e o Katakana é interessante que você comece a praticar a leitura para compreender como as expressões são utilizadas.

Além disso, a maioria dos mangás trazem uma outra forma de escrita como o Kanji, que são símbolos que representam expressões ou frases.  

3 – Personalize sua experiência

Você já pensou em configurar seu celular ou computador todo em japonês? Já ouviu falar do Rikaikun? É um complemento para navegador Firefox ou Chrome que automaticamente traduz ou inclui anotações em japonês.

É um plugin e dicionário completo japonês-português para te auxiliar nos estudos do idioma. Suas páginas serão todas em japonês e quando você quiser saber o significado de um determinado texto é só selecionar que aparecerá um pop-up com o significado. Muito prático, não é mesmo?

4 – Ouça muito japonês!

Uma das maneiras mais práticas de ouvir japonês é por meio de músicas, rádios, audiobooks, podcasts e até vídeos no YouTube. Prestar atenção na pronúncia das palavras é fundamental para memorizar as palavras e expressões.

5 – Pratique a escrita

Praticar a escrita do japonês é imprescindível para que você tenha um bom desempenho no aprendizado. Foque nos traços e treine hiragana e Kanji. O ideal é que a prática da escrita aconteça ao menos 1x por dia.

6 – Aprenda a traduzir

Fazer traduções de textos ou músicas que você gosta é um excelente exercício para praticar no seu dia a dia. A partir do momento em que você compreende melhor os significados você aprimora o seu desempenho. Utilize os dicionários nesse momento para te ajudar com alguma palavra desconhecida.

7 – Assista animes ou doramas

Os famosos animes e doramas (dramas japoneses) são incríveis e trazem histórias surpreendentes. É uma forma de aproveitar o seu momento de lazer e ainda assim aprender algumas gírias e expressões novas. Além disso, você consegue trabalhar sua audição, que é fundamental para a pronúncia.

8 – Aprenda os nomes dos objetos ao seu redor

Já parou para pensar nos nomes dos objetos em japonês que existem na sua casa? É um ótimo exercício para treinar nas horas vagas. Aliás, sempre que você fizer alguma atividade como tomar água, assistir TV ou tomar banho, tente criar frases em japonês para representar suas ações.

9 – Transforme seu celular em uma sala de aula

O celular nos acompanha em qualquer lugar e qualquer tempinho que temos livres é a ele que recorremos. Então nada melhor do que baixar aplicativos, músicas, séries, e-books e jogos em japonês.

10 – Conheça a cultura e os costumes japoneses

Quanto mais você se aprofundar na cultura e nos costumes japoneses mais aumentará o seu interesse em aprender o idioma. Colocando todos estes hábitos no seu dia a dia você aprenderá muito mais rápido e terá muito mais satisfação em aprender palavras novas, melhorar sua pronúncia e até conversar com alguém.

Quer aprender japonês? Conheça o método Kumon de Japonês e visite a unidade mais próxima!

 

 



Tags: kumon

Artigos relacionados

Receba conteúdos exclusivos do Kumon
Aceita receber informações do Kumon?
Política de privacidade